Total de visualizações de página

quinta-feira, 12 de agosto de 2010

Espiritismo e mídia

Nos últimos tempos a mídia tem dado significativa contribuição na divulgação do Espiritismo, pois, mesmo de forma indireta utilizando-se de assuntos espiritualistas, acaba estimulando a curiosidade das pessoas para buscarem esclarecimentos acerca do mundo espiritual e sua inter-relação com os encarnados, comumente chamados de vivos. 
Apresentada pela primeira vez na extinta Rede Tupi de Televisão e mais três outras pela Rede Globo, a novela A Viagem dá um destaque maior ao Espiritismo, quando através do personagem Alberto apresenta a obra básica, O Livro dos Espíritos. Observando uma reunião que parecia ser mediúnica mostrada em recente capítulo da novela, sem querer de forma alguma mostrar demérito, mas como vi coisas que diferem um pouco dos procedimentos espíritas, acho pertinente apresentar ao leitor o que lhe é devido. Na cena, utilizam incenso, flores, palmas das mãos voltadas para cima durante a prece. A prática espírita é realizada com simplicidade. O Espiritismo não tem sacerdotes e não adota nem usa em suas reuniões e em suas praticas: altares, imagens, velas, sacramentos, concessões de indulgência, paramentos, bebidas alcoólicas ou alucinógenas, incenso, fumo, talismãs, amuletos, horóscopos, cartomancia, pirâmides, cristais ou quaisquer outros objetos, rituais ou formas de culto exterior. Respeita todas as religiões e doutrinas, valoriza todos os esforços para a pratica do bem independente de raça, cor, nacionalidade, crença, nível cultural ou social.
O Espiritismo não impõe seus princípios. Convida os interessados em conhecê-lo, a submeterem os seus ensinos ao crivo da razão, antes de aceitá-los. É o conjunto de princípios e leis, revelados pelos Espíritos Superiores, tendo em Jesus guia e modelo.
Trazendo conceitos novos sobre o homem e tudo o que o cerca, toca em todas as áreas do conhecimento, das atividades e do comportamento humanos, abrindo uma nova era para a regeneração da humanidade. Sem competir nem se propor a campeonatos de glorificações terrenas, tem uma mensagem nobre a oferecer. Pode e deve ser estudado, analisado e praticado em todos os aspectos da vida, tais como: científico, filosófico, religioso, ético, moral, educacional e social.

Um comentário: